Problemas técnicos no avião LET-410 prefixo PR-NOB da empresa Noar, que caiu mês passado em Pernambuco matando 16 pessoas, já eram conhecidos há um ano pela companhia. É o que mostra uma troca de e-mails entre o piloto Rivaldo Paurílio Cardoso e o diretor-executivo da empresa, Marjony Camelo, à qual o GLOBO teve acesso. Nas mensagens, Rivaldo alerta para a manutenção e chega a sugerir que a Noar suspenda os voos com a aeronave. Rivaldo morreu no acidente ao lado do copiloto Roberto Gonçalves, que também já havia manifestado a preocupação com as condições da aeronave. Segundo ele, o avião vinha perdendo força durante as decolagens.
De acordo com as mensagens de Rivaldo, enviados a Marjony com cópias para outros funcionários da Noar, os problemas com o avião que caiu eram tão frequentes que o piloto chegou a sugerir "um relatório de alerta", a ser enviado a todos os operadores de LET no Brasil. Em e-mail de 28 de julho de 2010, Marjony pede ao piloto que relate as falhas do avião.Segundo especialista em aviação ouvido pelo GLOBO, não é comum um diretor pedir esse tipo de informação, que deveria estar nos registros de manutenção. (Informações de O GLOBO - Letícia Lins)
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