" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



terça-feira, 3 de julho de 2012

Belo Jardim: Mil manografias gratuitas



Por Cláudio Santos
Nesta sexta-feira, dia 06, tem início a ‘Campanha de Detecção Precoce do Câncer de Mama’ em Belo Jardim, que vai oferecer mil mamografias gratuitas na Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio de um convênio firmado pela Secretaria de Saúde.

De acordo com a secretária Adriane Maciel, a companha se estende até setembro, com quatro datas eletivas para a realização de 250 exames por dia, a começar nesta sexta-feira. Depois disso, outros grupos serão atendidos nos dias 20 de julho, 10 de agosto e 20 de setembro. Os exames vão ser feitos em uma unidade móvel com profissionais especializados. 

Segundo Alexandra Aguiar, coordenadora de Atenção Básica, o atendimento se dará nas mulheres maiores de 45 anos. As interessadas devem procurar o Posto de Saúde mais próximo ou agendar com um agente comunitário.

Para o Prefeito Marcos Coca Cola, os mutirões de saúde são importantes para dar mais agilidade aos serviços oferecidos à população. Prova disso, são as parcerias de sucesso realizadas com Altino Ventura, Saúde da Pele e da Mulher, já realizadas este ano. 

Serviço:
Exames de Mamografia
Onde: Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu
Quando: dias 06 e 20 de julho, 10 de agosto e 20 de setembro

Saiba mais:
Excetuando-se o câncer de pele, o câncer de mama é o segundo de maior incidência entre mulheres, perdendo apenas para o câncer de colo do útero. As mulheres acima de 40 anos possuem mais propensão ao desenvolvimento do câncer de mama, sendo raro em mulheres abaixo desta faixa etária. A mamografia e o exame clínico das mamas são, no Brasil,  os métodos preconizados para o rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher. Segundo o INCA (2012), está recomendada para as mulheres acima de 50 anos a realização da mamografia a cada dois anos, já para as mulheres na faixa etária dos 40 anos a mamografia está recomendada quando existe alguma alteração clínica na mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário