" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 15 de março de 2013

Embaixada americana treina polícia brasileira contra terrorismo para a Copa


Em 2013, Embaixada dos EUA vai ministrar 12 cursos de combate ao terrorismo
 
Por cCáudio Santos
 
Mesmo o Brasil não tendo vivido situações de violência comuns em outros países, como o terrorismo e ataque com armas químicas, os policiais brasileiros já estão sendo treinados para identificar e combater problemas desse tipo.
Desde o ano passado, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil está treinando policiais brasileiros para diferentes situações de violência e cerca de 360 agentes das cidades-sede da Copa do Mundo e da Copa das Confederações já participaram dos cursos.  
Onze cursos foram oferecidos em 2012 e outros 12 serão dados este ano. A ideia da embaixada é que representantes das policias dos Estados e municípios aprendam e possam repassar o que aprenderam para as equipes que comandam. 

Os cursos têm duração de duas semanas e acontecem em Brasília. Especialistas americanos vêm para o Brasil e ensinam o que sabem para os policiais brasileiros, sem custo nenhum. 
O chefe do SAT (Serviço de Adestramento Técnico) da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), Kenney Gouveia, já participou de dois treinamentos e tem repassado o que aprendeu para policiais da capital federal. 
— Como vamos receber gente de tudo quanto é lugar, precisamos estar preparados. São crimes diferentes do que vemos normalmente no Brasil, mas são coisas que podem ocorrer quando vem gente diferente para cá. É preciso alterar a forma de vigilância e identificação de questões suspeitas, por exemplo. 
Gouveia conta que o curso é dado com tradução simultânea para 20 alunos por vez. Ele participou de um para combate de ataques terroristas e outro para identificação de armas químicas. 
Turmas
De acordo com a assessoria de imprensa da embaixada americana, o primeiro curso de 2013 já começou, tem 22 alunos e é para gerenciamento de fronteiras. Outros cursos também serão oferecidos pela embaixada este ano.
Os americanos vão treinar policiais para atendimento e investigação com agentes químicos, radiológicos e nucleares, gerenciamento de segurança para grandes eventos, reconhecimento de documentação fraudulenta, vigilância para segurança pública, combate ao terrorismo e incidentes por disparo de arma de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário