" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 18 de março de 2013

Sobe para dez o número de mortos em Petrópolis por causa da Chuva

Por Cláudio Santos

As chuvas, que castigam a cidade de Petrópolis, região serrana do Rio, desde a noite de domingo (17), já deixaram pelo menos dez mortos, segundo informações da Secretaria Estadual de Defesa Civil. O volume de chuva já ultrapassou a média esperada para todo o mês de março.
O município, que, em 2011, foi devastado por um forte temporal, voltou a sentir os efeitos do mau tempo. Até as 10h desta segunda-feira (18), a Defesa Civil já havia recebido 80 chamados para ocorrências como deslizamentos de terras e pontos de alagamentos. Dois agentes do órgão, que ajudavam em um resgate na rua Espírito Santo, no bairro Quitandinha, acabaram soterrados e não resistiram.
Durante o temporal, os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram, deixando quatro bairros inteiros debaixo d’água: Quitandinha, Alto Independência, Morin e Alto da Serra. Segundo a Defesa Civil do Estado, sirenes de alerta foram acionadas em nove comunidades.
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo, chegou a decretar feriado nas escolas do município por causa do mau tempo. Na manhã desta segunda-feira, a rodovia Rio-Petrópolis registrava pontos de interdição na subida e na descida da serra, em consequência da queda de barreiras ao longo da via.
Caxias: chuva deixa bairro ilhado
As chuvas também causam estragos na Baixada Fluminense. Os moradores do bairro de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, ficaram ilhados por causa dos alagamentos na região. O distrito de Xerém, que já sofreu com enchentes em janeiro passado, voltou a encarar os efeitos do temporal.
Em Angra dos Reis, no litoral fluminense, a chuva forte provocou o aumento do nível do rio Mambucaba, que corta toda a cidade. Há três anos, um temporal deixou mais de 50 mortos.
De acordo com Inea (Instituto Estadual do Ambiente), por volta das 11h desta segunda-feira, mais 15 de rios corriam de risco de transbordar em todo Estado.
Na capital fluminense, a chuva derrubou árvores, bloqueando ruas e avenidas nas zonas norte e oeste. O Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, chegou a fechar para pousos por volta de 7h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário