" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 8 de março de 2013

Conclave começa na terça-feira, 12



Por Cláudio Santos

O conclave, reunião de cardeais que escolherá o novo Papa, vai começar na próxima terça-feira (12 ), anunciou o Vaticano nesta sexta (8). A data foi escolhida na segunda congregação do dia. Mesmo com a definição, está mantida uma nova congregação a ser realizada no sábado.

Diferentemente do conclave, em que só participarão os 115 cardeais com direito a voto, as congregações têm participação de todos os cardeais que estão no Vaticano.

Na manhã de terça deverá ser celebrada uma missa e, à tarde, começam as votações. A eleição ocorre em um sistema de votações sucessivas até que um cardeal alcance 2/3 dos votos.
Odilo Majella 08.03 (Foto: Dylan Martinez/Reuters) 
Cardeais brasileiros Dom Odilo Scherer e Dom
Geraldo Majella na chegada para congregação
desta sexta-feira (8)  (Foto: Dylan Martinez/Reuters)
 
Isolamento
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, deu mais detalhes sobre como será o conclave.

Os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica.

De acordo com Lombardi, para garantir o sigilo das reuniões, serão instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sínodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo dos encontros.
Os cardeais não terão de passar por revista para entrar na Capela Sistina, local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos.
Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.
Foto fornecida pelo jornal 'L'Osservatore Romano' mostra trabalhadores elevando o piso da Capela Sistina, no Vaticano. Cardeais definiram que o conclave começará na terça-feira (12). (Foto: L'Osservatore Romano/AP) 
Foto fornecida pelo jornal 'L'Osservatore Romano' mostra trabalhadores elevando o piso da Capela Sistina, no Vaticano, que abrigará o conclave a partir do dia 12  (Foto: L'Osservatore Romano/AP)
 
Na entrevista coletiva foram mostradas imagens da Casa Santa Marta, onde os cardeais ficarão hospedados durante o conclave.

Os quartos ainda precisam ser sorteados, explicou Lombardi. "Não há diferença entre os quartos, é apenas uma questão de organização para manter a igualdade entre todos e não haver privilégios entre os cardeais", disse.

Renúncia de Bento XVI
Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar. Foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Permanecerá lá por 2 meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

*Com informações da EFE e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário