" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



domingo, 10 de março de 2013

Seca: Ranilson reforça alimentação do gado com palha de cana



 











Por Cláudio Santos

 O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, iniciou o segundo dia das atividades itinerantes da Operação Seca, no Agreste Meridional, visitando, com a prefeita Neide Reino, a tradicional feira de gado de Capoeiras. No Agreste, região mais atingida pela seca, o Governo, segundo Ranilson, vai distribuir mil toneladas de palha de cana por dia, para salvar o rebanho.
Ele anunciou, também, a ampliação das ações de infraestrutura hídrica da zona rural do município, por meio da perfuração e instalação de poços artesianos e implantação de sistemas de abastecimento de água.
Em São Bento do Una, Ranilson esteve na comunidade quilombola de Serrote do Gado Brabo, onde determinou a perfuração e instalação de poços para dar suporte à construção de sistema simplificado de abastecimento de água domiciliar, a distribuição de caixas de água e a construção de cisternas em todas as casas.
Autorizou, também, construção de barragem de médio porte, relocação de máquinas para desobstrução de açudes e barreiros, além de uma patrulha mecanizada para realizar obras na barragem do Lisbão.
A prefeita Débora Almeida disse que, embora os problemas enfrentados pelos criadores sejam muitos, as parcerias firmadas com o Governo do Estado são fundamentais para minimizar os efeitos da seca.
"Os pecuaristas de São Bento do Una têm tido todos os seus pleitos atendidos pela equipe do governador Eduardo Campos, o que nós dá segurança para manter o município como um dos mais importantes da bacia leiteira pernambucana e líder no segmento da avicultura", garantiu.
À tarde, junto com o prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes, Ranilson visitou algumas propriedades, uma delas do pecuarista Ivan Vanderley, onde encontrou perdas substanciais. De um rebanho formado antes por 13 animais, hoje só restam oito.
A produção de leite por dia caiu de 150 para apenas 50 litros. Na propriedade de Manoel Henrique, de 180 animais, 100 já morreram em decorrência da estiagem.
Decisão
Após ouvir dezenas de criadores, Ramos decidiu implantar quatro polos de distribuição de cana-de-açúcar na bacia leiteira do Agreste Meridional. Com a ação, o secretário pretende melhorar a logística de distribuição da cana transportada da Mata Sul. ?
"É ouvindo os próprios criadores, destacando prioridades e buscando a unidade entre os governos federal, estadual e municipal que vamos conseguir atravessar este período de dificuldades", afirmou.
Já em Bom Conselho, o secretário, acompanhado do prefeito Danilo Godoi e dos deputados Silvio Costa Filho (PTB) e Marcantonio Dourado, visitou as comunidades de Angico, Barrocão e Lagoa Primeira.
Foi autorizada a liberação de recursos para a construção de barragens, perfuração, instalação e recuperação de poços, além da implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água. O município terá o número de carros-pipa e de cisternas ampliado.
Em Jupi, o décimo município a ser visitado, o secretário anunciou à prefeita Celina Brito, convênios que, também, irão viabilizar o fortalecimento hídrico daquele município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário