Por Jornal de Caruaru
Depois de os caruaruenses assistirem, abismados, fatos históricos deprimentes, quando um prefeito foi preso e o ex-prefeito processado e tendo que requerer habeas corpus para não ir preso e com a decretação do bloqueio de seus bens, por conceder linhas de ônibus sem licitação; Depois de vermos o atual prefeito passar três anos no poder sem também ter feito licitação para regularizar o transporte público, sem sofrer nenhuma ameaça de prisão ou de ter seus bens bloqueados, enfim foi aberto o processo de licitação para concessão do serviço de transporte de passageiros em Caruaru.
Depois de os caruaruenses assistirem, abismados, fatos históricos deprimentes, quando um prefeito foi preso e o ex-prefeito processado e tendo que requerer habeas corpus para não ir preso e com a decretação do bloqueio de seus bens, por conceder linhas de ônibus sem licitação; Depois de vermos o atual prefeito passar três anos no poder sem também ter feito licitação para regularizar o transporte público, sem sofrer nenhuma ameaça de prisão ou de ter seus bens bloqueados, enfim foi aberto o processo de licitação para concessão do serviço de transporte de passageiros em Caruaru.
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Por Rivaldo Soares
A
prefeitura de Caruaru lançou o Edital de Licitação dividindo a cidade
em três grandes áreas para conceder a 3 grandes empresas o direito de
servir, aos usuários de ônibus, um serviço de qualidade. Até aí, tudo
certo? Em parte. Ocorre que hoje o sistema de transporte público é
ofertado por 16 pequenas empresas que cobrem a zona rural e mais 5
outras empresas de médio porte, que fazem o transporte de passageiros na
zona urbana do município. Com a decisão do prefeito de dividir a cidade
em três lotes, só ficarão 3 empresas no sistema eliminando, de pronto, 2
das que hoje cobrem a área urbana e as 16 que cobrem a zona rural de
Caruaru, que deverão fechar suas portas e demitir seus funcionários.
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É fato. Empresas de Caruaru com 30 a 40 anos de serviços aos usuários de Caruaru fecharão suas portas, dando lugar a outras de fora. Li o Edital e vi o que ocorrerá com o serviço de transporte público. É a mesma coisa que ocorreu com a licitação do lixo, no governo Tony Gel, em 2001, quando as exigências do Edital de Licitação foram tamanhas, que só uma empresa teve condições, na época, de participar do processo de privatização da limpeza urbana em Caruaru, a RN.
É fato. Empresas de Caruaru com 30 a 40 anos de serviços aos usuários de Caruaru fecharão suas portas, dando lugar a outras de fora. Li o Edital e vi o que ocorrerá com o serviço de transporte público. É a mesma coisa que ocorreu com a licitação do lixo, no governo Tony Gel, em 2001, quando as exigências do Edital de Licitação foram tamanhas, que só uma empresa teve condições, na época, de participar do processo de privatização da limpeza urbana em Caruaru, a RN.
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O mesmo também ocorreu neste governo do
senhor José Queiroz, quando estranhamente exigiu, no Edital de licitação
da Zona Azul, que o serviço teria que ser por cobrança eletrônica e aí,
só uma empresa participou da licitação, a Serttel, que venceu a
concorrência com ela mesma e PELO MAIOR PREÇO, pois Caruaru tem a Zona
Azul mais cara do Norte-Nordeste. Em Recife, a Serttel cobra R$ 1,00 por
duas horas de Zona Azul e em Caruaru começou cobrando R$ 3,00 pelo
mesmo tempo e, o que é pior, fica com 90% do que é arrecadado e a
prefeitura com meros 10%. Como é que um prefeito é tão zeloso assim com o
que é do povo? E o Ministério Público? CALADO.
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Anotem o que vou dizer: na licitação das linhas de ônibus de Caruaru, que ocorrerá no próximo dia 9 de fevereiro, só a empresa Coletivo, do líder do governo Zé Queiroz, na Câmara de Vereadores, poderá ganhar um dos 3 lotes. Os outros dois lotes ficarão com duas empresas de fora de Caruaru, pois as demais não poderão cumprir as exigências de ter 5 ônibus zero quilômetro, 10 com elevador e mais um lance mínimo de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais) em dinheiro, para pagar à vista, por um dos lotes licitados. Esses governos só querem dar o filé do serviço público para quem tem muito dinheiro.
Anotem o que vou dizer: na licitação das linhas de ônibus de Caruaru, que ocorrerá no próximo dia 9 de fevereiro, só a empresa Coletivo, do líder do governo Zé Queiroz, na Câmara de Vereadores, poderá ganhar um dos 3 lotes. Os outros dois lotes ficarão com duas empresas de fora de Caruaru, pois as demais não poderão cumprir as exigências de ter 5 ônibus zero quilômetro, 10 com elevador e mais um lance mínimo de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais) em dinheiro, para pagar à vista, por um dos lotes licitados. Esses governos só querem dar o filé do serviço público para quem tem muito dinheiro.
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Sempre defendi a licitação na concessão do serviço público de transporte de passageiros. Mas não aceito jogo de cartas marcadas onde, de cara, duas empresas de Caruaru já têm data marcada para fechar suas portas, pois as 5 existentes na cidade não podem ocupar só 3 vagas. E as 16 da zona rural já podem procurar outro ramo, pois o prefeito de Caruaru já as excluiu, quando lançou esse edital para milionários.
Sempre defendi a licitação na concessão do serviço público de transporte de passageiros. Mas não aceito jogo de cartas marcadas onde, de cara, duas empresas de Caruaru já têm data marcada para fechar suas portas, pois as 5 existentes na cidade não podem ocupar só 3 vagas. E as 16 da zona rural já podem procurar outro ramo, pois o prefeito de Caruaru já as excluiu, quando lançou esse edital para milionários.
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Para ser um prefeito justo, humano e que pensa na coletividade, o atual prefeito deveria ter dividido a cidade em pelo menos 5 lotes e a zona rural, que tem 4 distritos, em mais 4 lotes, dando assim a chance para que os empresários de Caruaru pudessem participar dessa licitação, vencendo os que apresentassem as melhores condições e os menores preços.
Para ser um prefeito justo, humano e que pensa na coletividade, o atual prefeito deveria ter dividido a cidade em pelo menos 5 lotes e a zona rural, que tem 4 distritos, em mais 4 lotes, dando assim a chance para que os empresários de Caruaru pudessem participar dessa licitação, vencendo os que apresentassem as melhores condições e os menores preços.
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Do jeito que está o Edital de Licitação lançado pela prefeitura, só os tubarões poderão navegar nesse oceano que é o serviço de transporte de passageiros de Caruaru e, com certeza, vem aí um preço mais salgado que as águas do mar, pois só 3 empresas mandarão, onde tem 21 concorrendo entre si.
Do jeito que está o Edital de Licitação lançado pela prefeitura, só os tubarões poderão navegar nesse oceano que é o serviço de transporte de passageiros de Caruaru e, com certeza, vem aí um preço mais salgado que as águas do mar, pois só 3 empresas mandarão, onde tem 21 concorrendo entre si.
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O povo vai ter um melhor serviço e isso eu defendo. Mas a um custo social bem alto, com demissões e com campanhas políticas recheadas de doações vultosas. É só aguardar pra ver.
O povo vai ter um melhor serviço e isso eu defendo. Mas a um custo social bem alto, com demissões e com campanhas políticas recheadas de doações vultosas. É só aguardar pra ver.
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Rivaldo Soares
Membro do Diretório Estadual do PMDB de Pernambuco
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