" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prefeito de Maceió é flagrado com carro atolado em praia de proteção ambiental e tráfego proibido

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), foi flagrado dirigindo uma caminhonete na praia de Ipioca, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, em Alagoas, no último domingo (27). Segundo o Batalhão de Polícia Ambiental, o tráfego de veículos no local é proibido e existem placas sinalizando a proibição.

O batalhão informou que trafegar com veículos automotores pelas praias é uma prática proibida em todo o Brasil, e se torna mais grave por se tratar de uma APA. A praia de Ipioca é uma das mais visitadas do litoral norte de Maceió.
Testemunhas afirmaram que, ao passar pelo leito do riacho Sauaçuhy, a caminhonete do prefeito atolou. A operação de retirada do veículo durou cerca de três horas e foi filmada por um banhista e postada na internet.
Para tentar retirar o veículo do local, um trator foi acionado, mas também ficou atolado. Em seguida, quando a maré subiu e já cobria parte dos carros, uma retroescavadeira conseguiu retirar o carro do prefeito.
Segundo informou o batalhão, nenhuma denúncia foi feita sobre o caso, e a polícia só poderia agir se fosse acionado pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

A reportagem entrou em contato com o prefeito Cícero Almeida, mas ele informou, por meio de sua assessoria, que não iria comentar o assunto.

Instituto critica

O coordenador do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) em Alagoas, Marcelo Françozo, criticou duramente a atitude do prefeito. “Por ele ser um homem público deveria dar exemplo e ter o mínimo de bom senso em trafegar pela praia. A prática põe em risco a vida dos banhistas e dos animais marinhos”, disse.
Segundo Françozo, o instituto já elaborou um plano de manejo específico para a APA Costa dos Corais, mas ainda precisa de aprovação do governo federal. Um dos itens trata da proibição de veículos de motor, seja triciclos, quadriciclos, bugues e veículos de passeio, em areias da área de proteção federal.

“A legislação está pronta. É apenas uma questão de burocracia e deve ser aprovada no início de 2012. Apesar de não se tratar de um ato infracionário –por Alagoas não ter uma lei que proteja suas praias– isto [atitude do prefeito] foi um ato inadequado e imoral.”

Área de preservação federal

A APA Costa dos Corais fica situada entre os Estados de Pernambuco e Alagoas e é famosa pela biodiversidade marinha em uma longa barreira de arrecifes. A área de proteção ambiental federal foi criada em 1997 e tem uma extensão de 150 quilômetros de praias, que começam em Maceió (AL) e vão até o município de Rio Formoso (PE).

O local é considerado a maior Área de Preservação Ambiental marinha do Brasil.

Do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário