" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pagamento do 13º faz calote diminuir em novembro

O pagamento do 13º salário foi um alívio para as contas dos trabalhadores em novembro. Tanto que muitos deles decidiram colocar as dívidas em dia: a inadimplência caiu 12,1% no mês passado, como mostra uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), divulgada nesta sexta-feira (9).
A instituição diz que a preocupação das famílias em não se endividarem às vésperas do Natal e o pagamento do 13º salário permitiram que os consumidores limpassem seu nome e honrassem compromissos.
O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) estimou que o 13º injetou R$ 118 bilhões na economia brasileira – R$ 16 bilhões a mais do que o total pago no ano passado.
Apesar disso, o calote ainda está 9,46% acima do visto em novembro do ano passado. Economistas da entidade dizem que a culpa é da crise externa, que jogou instabilidade nos mercados e tem causado desaceleração econômica. Desde janeiro, a elevação é de 5,69%.
- Diante deste cenário, consumidores e empresários estavam menos confiantes, o que dificultou o pagamento das dívidas.
Eles disseram ainda que o encarecimento do crédito no início deste ano, com o aumento da taxa de juros, contribuiu para a elevação do número de registros de inadimplência este ano ante 2010.
As vendas no varejo registraram queda de 5,24% em novembro na comparação com outubro, mas subiram 4,32% ante novembro do ano passado. No acumulado do ano, o desempenho do comércio está 5,32% melhor que em idêntico período de 2010.
A queda de outubro para novembro foi atribuída pela entidade a uma base de comparação relativamente forte por conta da comemoração do Dia das Crianças.
- Entende-se ainda que, dada a deterioração do cenário econômico, devida à crise econômica internacional, muitos consumidores estão mais cautelosos com seu orçamento, procurando gastar menos e poupar mais para poderem ter seu consumo garantido no Natal.
Em relação ao crescimento das vendas em novembro ante o mesmo mês de 2010, a confederação destacou que a desaceleração da atividade, nesta base de comparação, já era aguardada em função do aquecimento da economia no ano passado.
- Contudo, o comércio se mostra sólido, sustentado pelo mercado de trabalho e pelo crédito.
A CNDL enfatizou que a redução da Selic e a reversão das medidas de restrição ao crédito à pessoa física, que haviam sido impostas no início do ano, contribuem para um desempenho melhor da atividade comercial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário