Danilo e Riquelme são dois dos destaques de Corinthians e Boca Juniors

Por Cláudio Santos
O retrospecto do Corinthians contra o adversário da final da Copa Libertadores, o Boca Juniors, não é nem um pouco animador. Em quatro partidas disputadas contra os argentinos, o time de Parque São Jorge jamais venceu.
As equipes já se enfrentaram quatro vezes ao longo da história, com duas vitórias a favor do Boca, ambas na casa do rival e dois empates, em São Paulo.
Os primeiros encontros aconteceram justamente pela Libertadores, nas oitavas de final de 1991. O vilão corintiano foi o zagueiro Guinei, e o algoz argentino, o lendário atacante Gabriel Batistuta.
Na partida de ida, em La Bombonera, os donos da casa saíram na frente com Graciani, mas o Corinthians empatou ainda no primeiro tempo com Giba, hoje técnico, de pênalti. No segundo tempo, Batistuta marcou duas vezes e deixou os 'Xeneizes' em vantagem.
Depois de atuação desastrosa em Buenos Aires, Guinei falhou logo no começo da partida no Morumbi, Graciani fez 1 a 0 e a tarefa corintiana se tornou ainda mais difícil. Paulo Sérgio empatou, mas faltaram outros dois gols para levar o confronto aos pênaltis.
A última vez do Corinthians em La Bombonera também não traz boas lembranças. Em 2000, na fase de grupos da Copa Mercosul, o time do técnico Oswaldo de Oliveira entrou em campo com jogadores do quilate de Edu, Vampeta, Marcelinho, Ricardinho e Luizão, mas perdeu de 3 a 0, gols de Delgado, Barijho e Andrizzi.
No Pacaembu, o Boca abriu 2 a 0 com Arce e Pandolfi. Ricardinho fez dois gols no finalzinho e empatou em 2 a 2.