" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Descaso:Garoto morre após levar choque


Por Cláudio Santos
Um posto de saúde sem médico e uma ambulância sem motorista. A ausência de pessoal especializado pode ter sido um dos elementos que impediram uma vida de ser salva, nesta quarta-feira (27), na praia de Serrambi, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Por volta das 7h30, uma criança de três anos deu entrada no Posto de Saúde do centro de Serrambi vítima de choque elétrico. Na ocasião, o médico plantonista não se encontrava na unidade, pois havia deixado o local antes do fim de seu plantão, que terminaria às 8h. A criança, Jonatans Vasconcelos, foi atendida por enfermeiros, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas, infelizmente, o menino não resistiu.
A família da criança reclamou que a falta do atendimento de urgência pode ter causado a morte de Jonatans. De acordo com o tio do menino, o marinheiro Josias Vasconcelos Sátiro Barbosa, 31, o garoto chegou ao posto médico vivo. “Quando chegamos não tinha médico. Pedimos para levar meu sobrinho para outro hospital, mas disseram que não tinha motorista para conduzir a ambulância. Então, peguei meu carro e tentei socorrer o menino, mas não deixaram a gente entrar e pegar ele”, asseverou.
Vizinha da família, a doméstica Ana Lúcia Maria da Silva, 27, foi quem levou Jonatans ao posto médico. Ela reafirmou que o menino ainda estava vivo quando chegou à unidade de saúde médico e explicou como o acidente aconteceu. “Estava com a mãe dele conversando em frente à casa deles. Aí o menino disse assim: ‘mãe, vou ao banheiro’ e entrou. Como demorou muito, ela foi a procura dele e só ouvi os gritos. Ele estava desmaiado no chão. Peguei a criança no colo e corri até o posto. O bichinho estava desacordado, mas respirando e com o coração batendo. Eu chamava pelo nome dele e ele gemia. Entregamos o menino vivo lá no posto”, destacou.
Ainda segundo a doméstica, Jonatans foi eletrocutado por um ventilador que ficava no quarto da mãe. “O ventilador estava sem o botão de ligar e desligar. Ele deve ter mexido ali, o botão caiu e, então, ele teve contato com uma parte que estava vazando corrente”, continuou Ana Lúcia.
A reportagem da Folha de Pernambuco procurou a direção do posto de saúde. Conforme o coordenador médico da unidade, Danton Cavalcante, é fato que o médico que estava de plantão saiu do expediente antes da hora. Danton chegou ao posto às 8h, horário que iniciou o seu plantão. “Não sabemos o motivo, mas o colega deixou o posto antes da hora, e ele não poderia ter feito isso. Trabalhamos 24 horas e ele só poderia ter largado quando eu chegasse”, revelou.
Informado do caso do garoto, Danton Cavalcante examinou o menino, que já estava morto. “Recebi um telefonema pedindo para eu me apressar. Quando examinei a criança constatei que ela já estava sem pulso, com as pupilas bastante dilatadas e sem batimentos cardíacos. Infelizmente, o menino já havia morrido”, explicou. O coordenador preferiu pre­servar o nome do médico que não estava no posto quando o menino chegou, mas garantiu que haverá uma investigação. “Afastamos o colega imediatamente, por tempo indeterminado. A Secretaria de Saúde vai apurar os fatos e to­mar as medidas cabíveis”.
Fonte: Folha de PE

Um comentário:

  1. a falta de hospitalidade é muito grande aqui no brasil. o governo mostra melhoras, mas esconde o que ha de ruim em todo setor... o Brasil merece justiça! Um país tão grande como esse, não merece passar por despercebido!

    ResponderExcluir